França: Casamento gay será legalizado em até um ano

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Enquanto isso na França... o governo vai legalizar o casamento gay, assim como a adoção de crianças por casais do mesmo sexo, de acordo com anuncio feito pelo primeiro-ministro Jean-Marc Ayrault na sexta-feira. Durante a campanha eleitoral, o presidente François Hollande se comprometeu a cuidar dessas medidas, mas não tinha dado nenhum prazo para fazer as mudanças caso fosse eleito. 

E são remotas as possibilidades disso acontecer, graças a vitória dos socialistas de Hollande nas eleições parlamentares há duas semanas. Desta forma o partido conservador UMP, que se opôs à legalização durante o governo do ex-presidente Nicolas Sarkozy, fica de mãos atadas. 

O governo também deve realizar discussões nos próximos meses para facilitar a vida dos transgêneros, que frequentemente enfrentam dificuldades para trocar de sexo e nome junto às autoridades. 

Se a ideia do governo for levada adiante, a França pode se juntar a países europeus como Dinamarca, Portugal, Espanha, Bélgica, Holanda e Suíça, que já permitem o status completo de casamento a uniões civis de casais do mesmo sexo. 

O passo também pode significar uma mudança profunda na sociedade francesa, que tem dois terços da sua população auto descritos como católicos romanos, de acordo com números de 2010. Grupos conservadores já se mostraram contra: 

- Estamos convencidos de que o desenvolvimento dos jovens requer a presença de uma mãe e um pai. Vamos agir para tentar mostrar que essa medida é perigosa para a sociedade - afirma Thierry Vidor, chefe do grupo Famílias da França, que reúne 70 mil famílias. 

Em 2006, pesquisas mostravam que a maioria dos franceses se opunham às mudanças da definição de casamento. Agora, 60% apoiam a ideia, assim como a maioria também é a favor da adoção de crianças por casais gays.


0 comentários:

Postar um comentário