Bruna Lorrane - o pará bem representado

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Ela é a pessoa certa para representar o publico LGBT.
Hoje, em Belém, temos uma candidata que tem proposta de governo para todos; seja rico ou pobre, preto ou branco, homossexual ou heterossexual. Bruna Lorrane conta com o apoio máximo do público LGBT paraense, que por sinal não é pequeno. Ela é candidata a vereadora pelo mesmo partido do governador do estado do Pará, Simão Jatene (PSDB). Bruna é presidente da Diversidade Tucana Belém  







BRUNA LORRANE
Bruna Lorrane é paraense, nascida em Belém, no antigo Hospital Santa Clara, é filha de um oficial da marinha e de uma professora. Família pequena, filha única, viveu a maior parte de sua vida em Belém. Estudou em escola da marinha conveniada com o Governo e teve uma educação religiosa, pensou até em seguir carreira por dentro da igreja, espaço que frequentava desde pequena. Sempre foi uma das melhores alunas da sala. Quando decidiu fazer universidade passou em duas instituições: Serviço Social na UFPA e Direito no Cesupa. Este ano ela se forma em direito pela UNAMA. Já trabalhou no Ministério do Fazenda, montou um salão de beleza, hoje trabalha na Secretaria de Justiça e Direitos Humanos cedida do gabinete do Governador Simão Jatene. Enfim, em tudo que se propôs fazer, Bruna se destacou como exemplo. 
A fala é delicada, sutilmente delicada. Não há falsete. Ela anda sem rebolar, sem estardalhaços, sem provocações. Não faz questão de chocar. A moça, de 25 anos, além de elegante, é discreta. Tem o sorriso bonito, às vezes tímido, como se ainda tivesse medo de sorrir.

E daí? O que essa história tem de tão espetacular, além de revelar uma enorme capacidade de luta e conquista dessa moça? Quantas pessoas também não conseguiram tanto ou até mais? A história de Bruna começa a fazer toda a diferença quando se descobre que ela nem sempre foi Bruna. Como? Bruna é uma impostora? Usou documentos de outra pessoa? Fraudou exames? Mentiu para todos o tempo todo?
Nada disso. Na verdade, Bruna nasceu Bruno Carlos de Andrade. Há alguns anos iniciou sua transformação em Bruna, isso mesmo, Bruna Lorrane é uma Transexual.

Preconceito

Esta história começa pelo fim. Mas, para entendê-la, é preciso voltar ao começo. O menino Bruno sempre foi delicadamente diferente. “Aos 6 anos, minha família percebeu que eu não era como os outros meninos. Usava toalha na cabeça fingindo ser o cabelo que queria ter, adorava as bonecas, vivia em um mundo cor de rosa, já que por vezes fiquei só já que minha mãe trabalhava e meu pai viajava muito. Não me identificava com nada de menino”, conta Bruna.


Na adolescência, amigos mais próximos e até alguns vizinhos, todos sabiam que o filho do marinheiro e da professora era “diferente”. “Delicado demais”, cochichavam alguns, à meia-boca. A palavra homossexual jamais fora pronunciada. “Só fui ter relação aos 17 anos e com um garoto. Foi quando desabrochei e entendi o que era gostar de homens, mas ainda faltava algo, não queria ser um menino que gostava de outros meninos, queria ser amada como mulher.”, conta Bruna.

Bruna se tornou adolescente. Na escola — e fora dela —, muitos foram os momentos de agressões verbais e humilhações, engolindo o choro o adolescente foi se afirmando como gay e se tornando um homem gay. Essa fase de afirmação era mais externa para enfrentar a sociedade do que interna, Bruno sabia lá dentro de si que era Bruna, uma mulher.

Em 2005 entrou nas duas faculdades e começou a integrar o mercado de trabalho, foi difícil para o rapaz gay com enormes trejeitos femininos enfrentar o dia-a-dia do trajeto casa - trabalho- faculdade- casa, acompanhado de ofensas, risos e piadas.

Já assumida em casa, porém, sem ainda uma relação de aceitação sólida, Bruna decidiu se desligar de toda sua vida e iniciar uma nova. Sabia que tinha que se afastar dos laços fortes que tinha com a família, mesmo com todas as diferenças.
Foi ai que decidiu ir para Europa. Foi lá, no ano de 2007, que Bruna estudou tudo o que podia sobre a transexualidade e iniciou as mudanças físicas para tornar-se a Bruna Lorrane de hoje. Cresceram os seios. As feições ficaram mais delicadas, mais femininas, cabelos longos, corpo bem desenhado. Conquista através de cirurgias plásticas, tratamentos estéticos, laser para depilação definitiva, dentre outro processos, algum, inclusive, incômodos e doloridos, a fim de obter o resultado de hoje.

Bruno retornou Bruna Lorrane, retomou os estudos, engajou-se na causa, foi contratada pelo governo, montou Secretariado Diversidade Tucana em seu partido, e a cada dia galga mais um degrau em busca de seu sonho. Bruna Lorrane continua lutando para ser aceita, para usar seu nome social, para transforma-lo em nome civil, para adentrar no mercado de trabalho como a primeira Transexual advogada.

E o que Bruna quer mais? “Terminar minha graduação e continuar meu processo de formação acadêmica, pós-graduação, mestrado em Direitos Humanos, viver com o meu companheiro e lutar por todas as causas sociais e contra quaisquer formas de discriminação. É isso que sonhei a vida toda. Minha luta não será em vão.”
Antes de qualquer coisa, esta é uma história feita de demasiada coragem e superação.
Fonte: Symmy Larrat

FOTOS

Bruna Lorrane em Brasilia-DF

Bruna Lorrane

Na foto: Bruna Lorrane e o Governador Simão Jatene

Na foto: Bruna Lorrane e o DJ Tiago Toscano.

0 comentários:

Postar um comentário